Embora inventada há mais de quarenta anos, a fralda descartável teve seu grande desenvolvimento a partir do início do século XXI. Enquanto antigamente existia um considerável trabalho lavando as fraldas de pano e nem todas as mãos trabalhavam, o surgimento de fraldas descartáveis que não necessitavam mais ser lavadas, e a um preço muito mais acessível tornou a o produto cada vez mais popular.
Todos querem o acesso às fraldas descartáveis tão práticas e muito mais baratas do que eram antigamente. Tudo isso ajudou com a chegada de indústrias brasileiras, além das já conhecidas multinacionais Pampers e Huggies. Hoje existem fraldas para todos os poderes aquisitivos, e por isso mesmo hoje muita gente não usa mais a fralda de pano . Mesmo assim, segundo dados da revista Crescer a versão de pano ainda é a mais utilizada no Brasil por questões econômicas – estima-se que 73% dos bebês, de 0 a 30 meses, usam a tradicional fralda de pano, com a calça plástica por cima.
Mas o fato é que hoje a fralda é um dos principais vilões do meio ambiente, podendo demorar 600 anos para se decompor, e sendo o tereceiro item mais encontrado nos lixões, o produto vem sendo questionado.
Por isso mesmo, tem surgido uma nova alternativa, sem precisar de alfinetes ou fitas crepes. São chamadas de fraldas ecológicas, parecidas com as fraldas descartáveis e fechadas botões ou velcro ajustáveis. São recheadas com faixas de algodão ou absorventes feitas de algodão, plush, malha ou poliéster, que secam rapidamente segundo os fabricantes. Não são ainda baratas, e muita gente continua gostando da possibilidade de não ter trabalho, que as fraldas descartáveis propiciam. Além disso são muito difíceis de se encontrar.
A pior parte, que muitas mães não querem nem saber é a lavagem, mas o processo é simples e apenas para fraldas sujas de cocô é necessaria uma pré-lavagem, podendo ser lavadas nas maquinas até 24 fraldas juntas.
O melhor para o meio ambiente é sem dúvida a fralda de pano ou a ecológica. Mas isso não quer dizer que as fraldas descartáveis vão desaparecer. Primeiro, porque muitas mães não querem mesmo saber de mais trabalho de lavar as fraldas, e porque a alternativa ecológica é difícil de achar e bem cara ainda. E embora as fraldas de pano sejam muito boas durante o dia, a noite a melhor opção são mesmo as fraldas noturnas com maior poder de absorção.
3 comentários:
Se considerarmos que as fraldas de pano precisam ser lavadas, gastando água nesse processo, elas não tem nada de ecológica. Já existem fraldas descartáveis que são ecológicas como a Wiona, por exemplo.
Espero ter contribuído.
Mesmo usando água pra lavar ela é Ecológica sim.. Lavamos roupa com água, pode lavar na máquina várias fraldas juntas, vale muito a pena a fralda ecológica. Um bebê usa em média do primeiro dia de vida até o desfralde 5.000 fraldas. Isso é pior que gastar água 2 ou 3 X na semana pra lavar aa fraldas.
Mesmo usando água pra lavar ela é Ecológica sim.. Lavamos roupa com água, pode lavar na máquina várias fraldas juntas, vale muito a pena a fralda ecológica. Um bebê usa em média do primeiro dia de vida até o desfralde 5.000 fraldas. Isso é pior que gastar água 2 ou 3 X na semana pra lavar aa fraldas.
Postar um comentário